Desafios e Oportunidades para profissionais de RH no novo normal

Nunca a área de desenvolvimento de pessoas foi tão necessária como agora. À medida que desafios surgem e nos tiram de nossas zonas de conforto rapidamente, também emergem novas oportunidades para profissionais de RH no novo normal.

Se, antes, só falávamos de VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) como uma realidade gradual, agora, todos os profissionais estão sentindo, de uma maneira forçada e rápida, o impacto desse acróstico.

Quais os principais desafios do RH no novo normal?

Diante do novo normal, mais do que nunca somos convidados a reagir e agir rapidamente a novas situações. Alguns desafios que antes já existiam, agora estão escancarados e aumentados.

Alguns deles são:

  1. Resistência dos colaboradores e líderes frente ao novo cenário
  2. Maturidade digital
  3. Desenvolvimento de pessoas
  4. Novo papel do RH

Esses desafios nos pedem ações curtas e urgentes para minimizarmos e superarmos alguns gaps. E o RH tem a grande oportunidade de ser um condutor nessa mudança. Por isso, reuni algumas preciosas dicas para esse momento.

Como superar esses desafios?

A seguir, aprofundo cada um dos desafios citados acima, dando dicas e possíveis medidas para superar as adversidades, transformando-as em oportunidades de evolução para o seu negócio.

1- Resistência dos colaboradores e líderes frente ao novo cenário

A resistência ao novo e às mudanças são naturais e esperadas no ser humano. A neurociência já explica que, diante de um fenômeno novo, o cérebro liga o alerta de sobrevivência e pode reagir paralisando, lutando ou fugindo.

Então, como superar essa resistência dos colaboradores e, principalmente, de líderes que têm um papel fundamental como exemplo e agentes de mudança no que está acontecendo hoje? Alguns pequenos e significativos passos:

  • Exponha aos líderes da sua organização, qual será os custos e prejuízos de não fazer nada nesse momento sobre negócios, clientes, processos, políticas e principalmente desenvolvimento de pessoas;
  • Construa ações em conjunto com a liderança provando discussões como a Korn Ferry em Maio de 2020 sugeriu: Qual é o trabalho que precisa ser feito? Como preenchemos a lacuna entre as forças de trabalho de hoje e de amanhã? Como fazemos a transição bem-sucedida?
  • Amplie a consciência das pessoas em relação ao impacto da pandemia no negócio e responsabilidade de cada um sobre como prosperar nesse momento de mudanças aceleradas;
  • Comunique de forma transparente e constante o estado atual e próximos passos.

2- Maturidade digital

Quando falamos do avanço da tecnologia e como ela contribui para acelerar e facilitar o desenvolvimento em todas as áreas da empresa, não podemos negligenciar a maturidade digital dos nossos colaboradores.

Para superar a resistência a se adaptar a esse novo cenário tecnológico, considere:

  • Identifique o nível de conhecimento e aceitação à nova tecnologia;
  • Lance fases das ações e mensure a eficácia de cada uma delas;
  • Simplifique sua ação;
  • Sensibilize da importância do novo aprendizado para a sustentabilidade da empresa e da carreira do colaborador;
  • Ofereça gradualmente experiências tecnológicas positivas para as pessoas em relação ao uso da tecnologia. Ex: uso de uma ferramenta simples para fazerem reuniões com interações.

3- Desenvolvimento de pessoas

Essa é uma grande preocupação da área de Recursos Humanos: o treinamento presencial vai acabar? Como garanto a retenção no ambiente digital? Como medir? Como garantir o engajamento em uma ação de desenvolvimento virtual?

Essas e outras questões são debates constantes e tiram o sono da maioria dos profissionais atualmente. Para isso, estendemos a lista de dicas para ajudar você e a sua empresa:

  • Ofereça ações de desenvolvimento em um ambiente virtual. Você verá que é possível muita interação e troca, como fazíamos também no presencial. Por exemplo, fazendo breakout room (uma divisão de grupos para construir debates mais próximos e construtivos);
  • Aprendizagem personalizada: dê autonomia para que algum momento do desenvolvimento, o colaborador decida o que ele considera como conteúdo mais relevante para ele;
  • Considere que cada pessoa aprende de uma maneira, então ofereça: vídeos, áudios, textos do mesmo conteúdo para que ela decida como quer aprender;
  • Antes de alguma ação de desenvolvimento, trabalhe com o conceito de sala de aula invertida, ou seja, ofereça o conteúdo antes da ação de desenvolvimento, assim, torna seu colaborador mais protagonista do seu próprio desenvolvimento;
  • Leve para prática todo o conteúdo que quer desenvolver: mentorias, plano de ação, acompanhamento dos líderes, etc, para garantir a transferência do conhecimento;
  • Faça bons convites para o desenvolvimento: vídeo do CEO sobre a ação, porque é importante aquela ação, assim, você gera desde começo a vontade de participar.

4- Novo papel do RH

Como falamos no começo deste artigo, o RH sempre teve um papel fundamental e importante na cultura da organização. Agora, chegou o momento do RH provocar debates para a sustentabilidade e sanidade da organização. Dicas importantes:

  • Estude as tendências, práticas, teste logo, erre, aprenda rápido e teste novamente;
  • Não espere o plano perfeito para lançar alguma ação, lance logo!
  • Tenha humildade de desaprender, reaprender e aprender;
  • Busque a reskilling, ou seja, desenvolver novas habilidades como: comunicação em um ambiente digital, capacidade de inovação e novas tecnologias;
  • Aprimore suas upskilling, que significa uma atualização de competências existentes, mas que devem ser adaptadas para um novo cenário. Ex: você já tinha bons resultados em como desenvolver pessoas, agora, como adaptar essa ação a esse novo cenário?
  • Tenha o hábito de construir junto, acompanhado de colaboradores e líderes. Não queira fazer nada sozinho, as pessoas se engajam com aquilo que elas ajudam a construir e nesse momento, a equipe multidisciplinar será fundamental.

Transforme desafios em oportunidades no novo normal

Segundo a Korn Ferry, em pesquisa realizada em maio de 2020, as organizações com visão de futuro reconhecerão que os “negócios como eram” deixarão de existir e que o sucesso das empresas pós-pandemia dependerá muito de ter as pessoas certas, com as habilidades certas, alinhadas ao trabalho que precisa ser feito.

Espero ter contribuído com algumas dicas importantes para que você possa se reinventar e superar todos os desafios que estamos vivendo atualmente, nesse novo normal que se desenha.

Este é um momento difícil, que está tirando pessoas e organizações de suas zonas de conforto. Por isso, a capacidade de se reinventar tornou-se ainda mais essencial!

Mais do que nunca, continuar o desenvolvimento e adquirir habilidades para manter a alta performance, são fatores essenciais para ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

Uma pesquisa divulgada pela Revista Você S/A, realizada com 115 profissionais de RH em março deste ano, apontou que 52% priorizam o desenvolvimento de habilidades a distância.

Para isso, a adoção de soluções digitais tem sido cada vez mais frequente!

Compreendendo a crescente demanda do mercado por soluções remotas, combinamos o poder do digital com a nossa ampla experiência em soluções corporativas e metodologias exclusivas, expandindo nosso portfólio de Soluções Digitais.

Essa é uma forma de contribuir para que você e sua empresa tenham acesso a diferentes formatos de aprendizado, desenvolvendo-se e gerando o máximo resultado em curto prazo.

Se você quer estar à frente e garantir a sobrevivência da sua organização, saiba mais sobre nossas soluções digitais e desenvolva a sua equipe mesmo de maneira remota!


Por Renata Furlan, head de Digital Learning / Crescimentum

Fonte: https://crescimentum.com.br/desafios-e-oportunidades-para-profissionais-de-rh-no-novo-normal/

Outras Notícias

10 Estratégias de Engajamento e Retenção.

SAIBA MAIS

Qualificação e Aprendizagem Digital.

SAIBA MAIS

Políticas de benefícios para 2023 nas empresas

SAIBA MAIS

Employee Experience

SAIBA MAIS

Atuação de RH em 2023

SAIBA MAIS

RH e IA em 2023

SAIBA MAIS

Assine nossa newsletter